SLIDER

O Podcast também é das mulheres


POR ALINE REIS

O Podcast é um tipo de produção de conteúdo por áudio, que tem se tornado cada vez mais popular no Brasil. O primeiro podcast brasileiro surgiu em 2004, chamado Digital Minds, criado por Danilo Medeiros. Atualmente, o mais popular no Brasil é o Nerdcast, que fala sobre tecnologia e cultura pop e completou mais de 1 milhão de downloads por episódio em 2016. A duração dos episódios varia, sendo em média de 60 a 90 minutos.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2014, aproximadamente só 13% do público ouvinte de podcasts é composta por mulheres. Temas como Humor e entretenimento são considerados os mais populares. É possível notar que tanto a esfera de assuntos abordados quanto o número de ouvintes dentro do universo de podcasts e dominada majoritariamente por homens, tornando difícil com que mulheres recebam algum destaque na produção dos programas ou sejam tratadas como público alvo. Mesmo aquelas que são convidadas para fazer parte de mesas não recebem suficiente espaço de fala, ou tem suas opiniões e vozes restringidas a temas considerados “femininos” ou de pautas feministas.

Pensando na importância de fomentar podcasts criados por mulheres, com convidadas - recorrentes ou não - e que falem sobre outras mulheres, Domenica Mendes, do Perdidos na Estante e Rodrigo Basso, do Covil de Livros, criaram o projeto #OPodcastÉDelas. A iniciativa começou em 2017 e segue em 2018 com sua segunda edição, a ideia é produzir e divulgar conteúdo sob a hashtag do projeto durante todo o mês de março, aumentando a participação feminina na podosfera. Os canais de podcast são incentivados a se inscreverem formalmente para receber o material de divulgação exclusivo aos participantes. Qualquer assunto é permitido, incluindo assim mulheres em temas que normalmente só recebem atenção quando discutidos por homens.

Logo do projeto #OPodcastÉDelas2018
Em conversa com O Articulista, Domenica explica como o projeto tem intenção de normatizar a presença de mulheres em conversas sobre qualquer temática. “Queremos mais mulheres falando sobre tudo. Absolutamente tudo! Sobre todo e qualquer assunto que ela tenha domínio, se sinta à vontade e confortável de falar”, conta.

O projeto gerou resultados e feedback de toda a podosfera. “A receptividade do público foi excelente e a receptividade da comunidade de podcasters também”, afirma. “Alguns programas gostaram tanto da ideia que criaram novos podcasts em seus sites, com novas propostas e já com equipes mistas ou femininas”, comemora a podcaster.

Todo o conteúdo da campanha pode ser encontrado no site oficial. Até o meio do mês de março já são quase 200 programas inscritos na campanha e mais de 50 episódios únicos lançados.

Canais de podcast produzidos por mulheres no Brasil

Felizmente, cada vez mais mulheres têm produzido conteúdo para podcast no Brasil. Os temas vão de cinema a cotidiano, passando por esquetes de humor e leituras de livros. Domenica Mendes e O Articulista destacam alguns programas que merecem ser ouvidos.

Organizado, apresentado e editado pela própria Domenica Mendes, o podcast fala sobre livros e adaptações para o cinema, série ou games. Além disso também são publicados episódios de interesse para novos escritores e escritoras.

Criado, comandado e apresentado por Priscila Armani, o podcast faz indicação de filmes e conteúdo audiovisual em geral. Os episódios são curtos em comparação com outros podcasts, tendo em torno de 15 a 30 minutos, sendo acessíveis para ouvintes em potencial que não estão acostumados com programas de 60 a 90 minutos.

Criado e apresentado por Brena, Cintia, Thais, Taianá e Riviane, o podcast conta sobre dia a dia e as experiências de cinco cearenses morando na Inglaterra.

Criado, comandado e apresentado por Grecia Baffa e Iole Melo, o podcast tem como objetivo apresentar e debater pautas de importância para o audiovisual.

Criado, comandado e apresentado por Juliana Wallauer e Cris Bartis, o Mamilos tem como objetivo tratar pautas de importância para a sociedade sob um olhar de empatia e respeito.

Fora os citados, é possível encontrar muitos outros podcasts, sobre os mais variados assuntos, que incluam mulheres nas mais diversas posições, seja na criação, produção ou como convidada. Escute mulheres, dê espaço de fala pra mulheres, produza para mulheres. Elas tem coisas maravilhosas para nos dizer.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© O Articulista • Theme by Maira G.